Criança Feliz, implantado por Osmar Terra, ganha destaque internacional

Saldo positivo do projeto foi tema de reportagem do jornal Financial Times

Na manhã desta segunda-feira (30), o site do jornal britânico Financial Times publicou uma extensa matéria abordando os resultados positivos do programa Criança Feliz, que hoje beneficia mais de 253 mil crianças de até quatro anos de idade. Criado em julho do ano passado, o projeto teve como principal inspiração o Primeira Infância Melhor (PIM), elaborado e implementado por Osmar Terra quando ele foi secretário de saúde do Rio Grande do Sul.

Na reportagem, o Financial Times traz exemplos de famílias que, de fato, entenderam a importância do desenvolvimento infantil para um futuro melhor. A história da pequena Giovanna Pinto Santos, que vai fazer três anos de idade em agosto, é a primeira. Ela e sua mãe, Regiane, 28, começaram a receber visitas semanais do programa Criança Feliz, em sua casa no estado de Sergipe, no nordeste brasileiro. E, desde então, ter tempo para a interação entre a família tem sido uma prioridade. 

Os monitores do programa, que vão até à residência das pessoas, recebem um salário mensal de R$ 2,5 mil e são acompanhados por supervisores. O objetivo principal do projeto é passar para os beneficiados a certeza de que o desenvolvimento infantil pleno é uma das pilastras de um país que busca igualdade social. 

Existem estudos que nos direcionam sobre como podemos investir no lugar certo e quebrar o ciclo da pobreza. A partir de estímulos, é possível fazer com que as crianças cheguem à escola com melhores condições de aprendizado, estudem mais e tenham mais oportunidades na vida”, afirma Osmar Terra, que na época do lançamento do programa, estava à frente do Ministério do Desenvolvimento Social. 

Na avaliação de Osmar Terra,

o Criança Feliz vai transformar a realidade do Brasil. Por isso, desde que foi lançado, foram investidos pelo menos R$ 226 milhões no programa. Os recursos vêm tanto dos ministérios da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Segundo Osmar Terra, o programa contribui ainda para a prática da parentalidade, fortalecendo, entre outros importantes aspectos da evolução infantil, o vínculo afetivo nas famílias. 

A meta do Criança Feliz, de acordo com Osmar Terra, é atingir 1 milhão de crianças inscritas no programa voluntário até o final de 2018. Metade dos 5.570 municípios brasileiros já fazem parte do projeto.

Sites sobre Osmar Terra

Portal Oficial de Osmar Terra

Ministro Osmar Terra

Blog de Osmar Terra

Deputado Osmar Terra

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *