Receita libera 4º lote da restituição nesta terça-feira (8)

A partir das 09h desta terça-feira (8), A Receita Federal libera consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2015.

Mais de 2 milhões de contribuintes serão contemplados, totalizando, assim, aproximadamente R$ 2,5 bilhões.

As consultas deverão ser feitas no site da Receita, em:
http://idg.receita.fazenda.gov.br/ . Há ainda a opção de verificar pelo telefone 146 ou por meio de aplicativos no celular.

Restituições

As restituições virão com correção de 5,35%, índice correspondente à variação da taxa básica de juros (Selic) entre maio e setembro deste ano.

Vale lembrar que, normalmente, são liberados, durante todo o ano, sete lotes, entre junho e dezembro. Em 2015, a Receita recebeu 27,8 milhões de declarações de IR até 30 de abril – data limite.

Malha fina

A Receita Federal ressalta que os contribuintes podem saber se sua declaração do Imposto de Renda caiu na malha fina. Isso acontece quando o documento contém erros, omissões ou inconsistências.

Para verificar se está ou não na malha fina, é necessário acessar a página do órgão e consultar o “extrato” do IR. Os dados estão disponíveis no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita.

Na página, é possível verificar saber quais pendências ou inconsistências foram encontradas pela Receita na declaração do IR.

Depois do processo concluído, o contribuinte pode enviar à Receita uma declaração retificadora e, assim, sair da malha fina.

Prazos

Os contribuintes que perderam o prazo, em abril, para declaração do IR estão sujeitos à multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso. O valor mínimo é de R$ 165,74.

Além da multa, o contribuinte que não declarou o IR pode ter problemas no CPF. Ou seja, ficará restrições para ter acesso a serviços bancários como financiamentos, entre outros.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *