TCU promove discussões sobre temas de interesse da Administração Pública

Ao longo desta semana, o Tribunal de Contas da União – TCU promove mais uma edição do Diálogo Público, evento que tem como objetivo a troca de informações e conhecimentos com a sociedade, o Congresso Nacional e os gestores públicos. Desta vez, serão três encontros para tratar dos seguintes temas: Financiamento de estados e municípios: desafios para um novo pacto federativo; a Nova Lei das Estatais: Interpretação e aplicação do art. 28 da Lei nº 13.303/2016; e Governança Pública, mais integração, mais resultados.

Conforme destaca texto de divulgação do evento, o projeto busca promover a cidadania por meio de encontros educativos, incentivo ao controle social e visitas monitoradas. Tudo com o objetivo de orientar o gestor, de modo a contribuir com a melhoria do desempenho das políticas públicas. Além dos ministros do TCU, foram convidados a participar do evento senadores, deputados, presidentes de empresas estatais, membros da academia e demais autoridades nos assuntos.

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, a discussão de temas de grande relevância na sociedade é uma das formas mais eficazes de exercício da democracia.

“O TCU se apresentar como protagonista nesse cenário somente valoriza a sua função institucional”, afirma.

Discussão importante

Segundo o professor, o Diálogo Público foi muito importante na discussão do Projeto de Lei nº 7448/2017, que gerou a publicação da Lei nº 13.655/2018, que incluiu na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, disposições sobre segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do direito público, obrigando que o controlador profira decisões mais bem fundamentadas e explicativas.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *