Governo americano quer acabar com gordura trans nos EUA até 2018

O governo dos Estados Unidos colocou um prazo de três anos, a partir de 2015, para que sejam retirados do mercado alimentos que contenham gordura trans. A decisão foi da Administração de Remédios e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) do país.
“Os óleos vegetais parcialmente hidrogenados, principal fonte de gordura trans nos alimentos processados, não são geralmente considerados seguros para serem utilizados na alimentação humana”, afirmou a FDA em comunicado, no fim de Junho.
Diversas pesquisas já mostraram que o consumo de gordura trans eleva o nível do chamado colesterol ruim, assinalou a entidade. Segundo o comunicado da agência, a determinação vai reduzir significativamente o uso de fósforo nos alimentos.
No Brasil, desde 2006, os fabricantes da área alimentícia são obrigados a informar nos rótulos dos alimentos se o produto possui gordura trans. Regra que reduziu em 78% o consumo da gordura.
Segundo a professora de nutrição da Universidade Federal de Santa Maria, Gilberti Hubscher, a gordura trans eleva a produção de substratos pró-inflamatórios no organismo. O que desencadeia doenças crônicas como diabetes, doenças neurológicas e principalmente cardiovasculares, devido ao entupimento das artérias.

Histórico

A gordura trans é usada pela indústria alimentícia para realçar o sabor dos alimentos e o tempo de conservação dos produtos. Ela vem sendo considerada prejudicial à saúde pois aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom, podendo acarretar um risco maior de infarto e acidente vascular cerebral.

Alimentos que possuem gordura trans

-Biscoitos doces, salgados e produtos assados são alimentos que contêm gordura trans em estado sólido, para que não fiquem oleosos.

-Gorduras trans são usadas em pipocas de micro-ondas para conservá-las por um tempo maior.

-Para que alimentos congelados, como: pizzas, risoles, coxinhas, lasanhas, durem mais tempo eles também usam gordura trans.

-Na composição de margarina em barra e manteiga vegetal existe uma grande quantidade do produto.

-Chantilly esse é outro alimento que contêm o produto

-Os glacês para confeitar bolo, contêm gordura trans para que não se desfaçam facilmente em temperatura ambiente.

Enquanto as mudanças não acontecem na indústria alimentícia, apontam pesquisadores, é importante mudar, dando preferências aos alimentos naturais em vez dos industrializados.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *