Eclipse da Super Lua foi vista neste domingo (27)
Na noite deste domingo (27), foi possível observar a olho nu a chamada Lua Vermelha. O fenômeno acontece porque o satélite fica em posição mais próxima do Planeta Azul, sendo aos poucos encoberto, à medida que Sol, Lua e Terra entram em alinhamento. A bela imagem só poderá ser vista novamente em 2033.
O coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins do Rio de Janeiro, o astrônomo Eugênio Reis Neto, explicou que a órbita da lua não é circular, ao contrário do que se pensa. “Ora a lua se aproxima da Terra, ora se afasta um pouquinho. Aí, uma vez por ano, coincide ela estar na fase cheia e estar no ponto mais próximo. A isso se chama Superlua”.
De acordo com o especialista, a Lua Vermelha ou Superlua, será “eclipsada pela Terra”. “É um espetáculo muito bonito que a gente vai ver.” O eclipse deve começar por volta das 23h de domingo (27) e entrará pela noite. “O Brasil inteiro vai ver esse eclipse em todo seu processo de entrada e saída da lua na sombra da Terra”
O fenômeno será transmitido ao vivo via YouTube, pelo projeto “Ciência e Astronomia”, fundado pelo estudante Cristian Westphal, um acesso de cinco horas de transmissão, a partir das 21 horas do domingo (27).