Papa se reunirá com governadores da Amazônia

No dia 28 de outubro, será realizada a 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia. O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, não foi convidado para o encontro. A reunião é resultado de uma articulação entre a Igreja Católica, através da Repam (Rede Eclesial Pan-Amazônica), e dos governadores de toda a região.

O encontro, com a presença do Papa Francisco, foi marcado depois de um pedido conjunto dos governadores de estados brasileiros que formam a chamada Amazônia Legal. O encontro será realizado um dia após o encerramento do Sínodo, na Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano. O tema da cúpula será “Caminhos e Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”.

O Sínodo tem recebido ataques sistemáticos do governo Bolsonaro e de fundamentalistas: tanto evangélicos como católicos. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, comandado pelo ministro general Augusto Heleno, estabeleceu uma rede de coleta de informações sobre o Sínodo.
Os países da Pan Amazônia são Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Guianas e Suriname. Nove estados brasileiros integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte de Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

Quase todos os representantes brasileiros já confirmaram presença ao evento.

Boa parte dos governadores deve criticar a desastrosa política ambiental imposta pelo governo Bolsonaro.

Com informações da Revista Fórum e 247

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *