Kátia Abreu pode ocupar Casa Civil

A permanência de Aloizio Mercadante frente à Casa Civil parece estar cada dia mais ameaçada. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, auxiliares de Dilma afirmam que a presidente está sendo cada vez mais pressionada atirá-lo do comando da pasta; Berzoini, por sua vez, pode ocupar a Secretaria-Geral.

Diante das dificuldades em aprovar o pacote fiscal, a presidente Dilma Rousseff deve mudar o “núcleo duro” do governo e reforçar a articulação política com o Congresso. As medidas devem contar com o fortalecimento da Secretaria-Geral da Presidência, que hoje cuida dos movimentos sociais. Por isso, Ricardo Berzoini, atual ministro das Comunicações, volta para fazer a mediação entre o Palácio do Planalto e o Congresso.

Interlocutores de Dilma disseram ainda ao Estado que ela vem sendo cada vez mais pressionada pelo PMDB e pelo PT a substituir Aloizio Mercadante (PT) na Casa Civil. Homem de confiança de Dilma, Mercadante, no entanto, coleciona desavenças no Senado e na Câmara.

O nome que mais é citado em reuniões reservadas seria o da ministra da Agricultura, Katia Abreu (PMDB). Dilma, porém, definiu a troca.

Lula aconselha, dizem jornais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai desembarcar hoje em Brasília e, mais uma vez, se reunirá com Dilma para aconselhá-la a convocar o titular da Defesa, Jaques Wagner (PT), para a Casa Civil. Segundo informações do jornal Estadão, ele estaria preocupado com os desdobramentos da crise.

Já segundo o jornal Valor Econômico, o Instituto Lula e o PT estão tentando formular saídas para a crise. No entanto, as medidas exigiriam a despedida do governo do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *