STF mantém demarcação com Funai

Por 10 votos a zero, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a Medida Provisória do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que pretendia retirar da Fundação Nacional do Índio (Funai) a responsabilidade sobre a demarcação de terras indígenas. A ideia do presidente era transferir a competência para o Ministério da Agricultura, tradicionalmente ocupada por ruralistas.
A MP 886/19 foi editada por Bolsonaro menos de um mês depois de o Congresso já ter rejeitado a transferência de atribuições.
Acompanhando voto do relator Luís Roberto Barroso, a corte entendeu que a reedição de uma mesma MP, na mesma sessão legislativa (período anual de trabalho parlamentar, que vai de 2 de fevereiro a 22 de dezembro), fere expressamente o texto constitucional.
A atitude, inclusive, foi criticada pelo ministro Celso de Mello: o “comportamento” de Bolsonaro, disse, é “uma clara e inaceitável transgressão à autoridade suprema da Constituição” e de “uma indefensável e perigosa transgressão” ao princípio da separação de poderes.
Em outros trechos de sua fala, o decano do STF também criticou a “insubordinação”, o “comportamento ilícito”, a “busca autoritária de maior domínio hegemônico sobre o aparelho do Estado”, o “resíduo de indisfarçável autoritarismo” e o “gravíssimo abuso” de poder por parte do Executivo.
“Parece ainda haver, na intimidade do poder, um resíduo de indisfarçável autoritarismo, despojado sob tal aspecto quando transgride a autoridade da Constituição. É preciso repelir qualquer ensaio de controle hegemônico do aparelho de Estado por um dos poderes da República”, disse Celso de Melo.
A decisão do Supremo, vale ressaltar, atendeu a quatro ações protocoladas na corte sobre o tema por PSB, PT, PDT e Rede Sustentabilidade.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

One thought on “STF mantém demarcação com Funai

  • 01/11/2019 em 12:02
    Permalink

    Eu acho que a população indígena deve ser protegida. Eles não têm chance de sobreviver se o governo decidir tomar suas terras

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *