Seminário na Câmara debaterá desburocratização

A Câmara dos Deputados será palco, amanhã, 6, para o seminário nacional sobre as exigências burocráticas que travam os investimentos e a atividade econômica no Brasil e representam um prejuízo de R$ 46 bilhões por ano.

O debate foi iniciativa da Frente Parlamentar da Desburocratização e será realizado no auditório Nereu Ramos, das 14h às 19h. Veja aqui a programação completa.

O seminário vai abordar problemas e propor soluções para o excesso de burocracia no governo, na gestão pública, no comércio exterior, na logística, nas patentes e na área tributária. Para o presidente da Frente Parlamentar, deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), o excesso de burocracia tem reflexos imediatos em áreas como portos, geração de energia e carga tributária. Colatto também defendeu mudanças nos cartórios, para encurtar caminhos e as exigências de documentação. E propôs alteração na legislação ambiental.

Entre os palestrantes convidados estão o ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha, presidente do Conselho Nacional da Desburocratização; os ministros Blairo Maggi, da Agricultura, e Osmar Terra, do Desenvolvimento Social; além do presidente do Sebrae, Afif Domingos, e especialistas.

Cidadão fica com o ônus

Conforme o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, é preciso reduzir a burocracia no serviço público do Brasil.

“Isso é um fato incontestável sob qualquer ótica. O cidadão tem o ônus de fornecer suas informações por meio da reapresentação dos documentos a cada demanda. Muitas vezes, essa exigência se torna um obstáculo à solução do problema. O esforço pela desburocratização, modernização e integração dos diversos sistemas, em que já estão presentes as informações, facilitará a vida do cidadão e contribuirá para a celeridade das soluções e eficientização do serviço público”, ressalta Jacoby Fernandes.

Sites sobre Osmar Terra

Portal Oficial de Osmar Terra

Ministro Osmar Terra

Blog de Osmar Terra

Deputado Osmar Terra

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *