Petrobrás frusta o país e não deve contruir Plataformas dentro do Brasil

O diretor de engenharia da Petrobras, Carlos Travasso, declarou que a empresa não será responsável por todo o processo de construção de plataformas no Brasil, o que frustra as expectativas do setor que esperava pela revisão do processo de concessão para impulsionar a geração de empregos no país.

De acordo com a Reuters, grupos siderúrgicos, sindicatos de navegação e outras 14 organizações que apoiaram a eleição do presidente Lula estão pressionando o governo por mais contratos da Petrobras no Brasil.

O político havia se comprometido a “reativar a indústria de petróleo e gás” e “retomar a construção de navios” no país.

Travasso afirmou que nenhum país do mundo é responsável por toda a construção de plataformas flutuantes para extração de petróleo. No entanto, ele destacou que existe uma “boa oportunidade” para o crescimento da indústria naval brasileira, mas é necessário “apostar em sua vocação”.

Segundo o executivo, a Petrobras contribuirá para a revitalização da indústria nacional de construção naval, concedendo mais contratos localmente para desmantelar antigas plataformas de petróleo e construir módulos superiores para novas embarcações no Brasil.

Grupos do setor relataram que a petroleira concede até 80% de seus contratos de equipamentos offshore para empresas de Cingapura e China. Em uma carta ao presidente Lula, eles demandaram um aumento na fabricação realizada no país.

É importante que a indústria nacional seja fortalecida, especialmente em um setor tão estratégico quanto o de petróleo e gás. A Petrobras tem um papel fundamental nesse processo e precisa trabalhar em conjunto com outras empresas e entidades para impulsionar a indústria naval brasileira.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *