Turismo : retomada global apesar das crises que abalam o planeta

As viagens turísticas internacionais deverão regressar aos níveis anteriores à pandemia em 2024, de acordo com a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT).

A página está quase virada. O turismo global deverá recuperar totalmente da pandemia de Covid-19 em 2024, prevendo-se um aumento de 2% nas viagens internacionais em comparação com os níveis de 2019, anunciou na ultima sexta-feira a Organização Mundial do Turismo.

A agência da ONU, com sede em Madrid, espera que a procura pela China suba este ano, depois da isenção de vistos de Pequim para viajantes provenientes da França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Malásia até 30 de novembro de 2024.

Novo impulso em 2023

A capacidade de voos provenientes da China também deverá aumentar em 2024. No entanto, antes da pandemia, os chineses eram os viajantes mais numerosos do mundo (154 milhões), mas também os que mais gastavam (255 mil milhões de dólares em 2019).

A volta dos turistas chineses deverá beneficiar particularmente a França, o principal destino turístico do mundo, impulsionado, além disso, este ano pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e pelo 80º aniversário do desembarque do Dia D. São esperados mais de 100 milhões de turistas.

Esta forte recuperação nos mercados asiáticos e o aumento do tráfego aéreo global permitirão uma recuperação completa das atividades turísticas em todo o mundo este ano, apesar da guerra na Ucrânia, da instabilidade geopolítica no Médio Oriente e de outras regiões que afetam a confiança dos viajantes, diz o órgão de turismo das Nações Unidas.

Viajar mais perto de casa?

O contexto économico também poderá pesar: “A inflação persistente, as taxas de juro elevadas”, a “volatilidade do preço do petróleo” poderão “continuar a influenciar os custos de transporte e alojamento em 2024”, segundo a OMT. Um conjunto de fatores que ainda podem levar os turistas internacionais a “viajar mais perto de casa”, antecipa a OMT.

Em 2023, 1,3 mil milhões de pessoas viajaram em todo o mundo (+44%), a procura de viagens na Europa e em África já quase atingiu os níveis pré-pandemia, e ultrapassou-os no Médio Oriente.

Alguns destinos, como a Europa Mediterrânica, Caraíbe e as sub-regiões da América Central e do Norte de África, ultrapassaram mesmo o nível de 2019.

Turismo internacional alcança 1,4 trilhão de dólares em 2023

De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial do Turismo (OMT), os impactos econômicos da recuperação também foram evidentes:

  • As receitas provenientes do turismo internacional atingiram a marca de 1,4 trilhão de dólares em 2023, segundo estimativas iniciais. Isso representa cerca de 93% dos 1,5 trilhão de dólares obtidos pelos destinos em 2019.
  • As receitas totais de exportação do turismo, incluindo o transporte de passageiros, foram estimadas em 1,6 trilhão de dólares em 2023, equivalendo a quase 95% dos 1,7 trilhão de dólares registrados em 2019.
  • As estimativas iniciais sobre a contribuição econômica do turismo, medida em termos do Produto Interno Bruto (PIB) do turismo direto, indicam um montante de 3,3 trilhões de dólares em 2023, representando 3% do PIB global. Esses números apontam para uma recuperação vigorosa do turismo, tanto nacional quanto internacional.
  • Diversos destinos apresentaram um notável crescimento nas receitas do turismo internacional nos primeiros 10 a 12 meses de 2023, por vezes superando o aumento no número de chegadas. Além disso, vários mercados emissores importantes registraram uma sólida demanda por viagens internacionais durante esse período, em muitos casos ultrapassando os níveis de 2019.

A robustez da recuperação também é evidente nos indicadores de atividade setorial. Conforme o Tourism Recovery Tracker da OMT, a capacidade de voos internacionais e a demanda por viagens atingiram aproximadamente 90% dos níveis pré-pandemia até outubro de 2023 (segundo a IATA). As taxas globais de ocupação nos estabelecimentos de hospedagem atingiram 65% em novembro, ligeiramente acima da taxa de 62% registrada em novembro de 2022 (com base em dados do STR).

França e Espanha : destinos preferidos

França e Espanha destinos preferidos

A retomada do turismo neste país promete ser benéfica para a França, que é reconhecida como o principal destino turístico do mundo, conforme destacado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).

Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e o 80º aniversário do desembarque de 6 de junho de 1944 na Normandia, o governo francês prevê a chegada de mais de 100 milhões de turistas em 2024.

Conhece os passeios mais lindos “bate volta à partir de Paris

No ano de 2023, a França se destacou como um destino particularmente atrativo para espanhóis (+64% em relação a 2019), canadenses (+54%), irlandeses (+19%) e sul-coreanos (+16%), conforme indicam dados do WTTC.

A Torre Eiffel, com 6,3 milhões de visitantes em 2023, também testemunhou uma movimentação superior à registrada em 2019, antes da pandemia de Covid, de acordo com a operadora Sete. O WTTC projeta um crescimento anual de 3% para o setor ao longo de uma década, com a expectativa de 555.000 empregos adicionais até o final da década.

A Espanha, considerada o segundo país mais visitado do mundo, recebeu 84 milhões de turistas no ano passado, estabelecendo um novo recorde, conforme apontado pelo governo.

O ministro do Turismo, Jordi Hereu, expressou otimismo na continuidade desse sucesso em 2024.

Contudo, a consolidação do turismo global ainda está sujeita à evolução dos “riscos geopolíticos”, especialmente no Oriente Médio, onde o turismo pode ser impactado pelo conflito entre Israel e o Hamas, e na Ucrânia, onde o confronto com a Rússia está em andamento.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *