PM reformado e ex-PM são presos suspeitos de participação nos assassinatos de Marielle e Anderson

Uma ação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro, chamada “Operação Lume”, prendeu na madrugada desta terça-feira (12) dois suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes no dia 14 de março do ano passado.

Um deles, Ronie Lessa, é policial militar reformado e o segundo, Elcio Vieira de Queiroz, foi expulso da Polícia Militar. Os assassinatos completam um ano na próxima quinta-feira, 14.

O Ministério Público explicou que os dois foram denunciados depois de análises de diversas provas. Lessa teria sido o autor dos disparos de arma de fogo e Elcio, o condutor do veículo usado na execução. O crime teria sido planejado três meses antes dos assassinatos.

Segundo o jornal O Globo, a polícia e o Gaeco chegaram às 4h na casa dos investigados. Lessa mora no condomínio Vivendas da Barra, o mesmo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O jornal destaca, contudo, que a investigação não aponta nenhuma relação entre o policial e o presidente. 

Operação

Além dos mandados de prisão, a Operação Lume cumpre mandados de busca e apreensão em endereços dos dois suspeitos, para apreender documentos, telefones celulares, computadores, armas e acessórios.

Na denúncia apresentada à Justiça, o MP também pediu a suspensão da remuneração e do porte de arma de fogo de Lessa, a indenização por danos morais aos familiares das vítimas e a fixação de pensão em favor do filho menor de Anderson até completar 24 anos de idade.

Segundo o MP, o nome da operação é uma referência a uma praça no Centro do Rio, conhecida como Buraco do Lume, onde Marielle desenvolvia um projeto chamado Lume Feminista.

 

Da Redação, com informação do jornal O Globo e Agência Brasil

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *