Risco de depressão pode ser medido com base no Twitter, diz pesquisa

A pesquisa em andamento na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Each-USP) visa explorar como a linguagem utilizada nas redes sociais pode fornecer indícios de saúde mental, incluindo possíveis sinais precoces de ansiedade e depressão.

O trabalho, ainda em fase preliminar, envolve o desenvolvimento de um algoritmo sofisticado que analisa perfis do Twitter em busca de pistas psiquiátricas.

3,9 mil usuários do analisados

Para construir sua base de dados, os pesquisadores compilaram informações de 3,9 mil usuários do Twitter que afirmam terem sido diagnosticados com depressão ou ansiedade.

A rede de conexões desses perfis, juntamente com todo o conteúdo em texto compartilhado por eles, totalizando aproximadamente 47 milhões de pequenos textos de até 280 caracteres, foi comparada com a de um grupo de usuários selecionados aleatoriamente, que não relataram histórico de avaliação médica ou tratamento para transtornos psiquiátricos. Vale ressaltar que, embora a base de dados seja extensa, é possível que haja alguns falsos positivos ou falsos negativos devido à possibilidade de indivíduos que mentiram ou omitiram informações.

Com o intuito de proteger a privacidade dos usuários, a equipe de pesquisa anonimizou a biblioteca de posts, removendo referências à identidade dos escritores, como nomes próprios e de usuário. A primeira etapa do projeto consistiu em “garimpar” toda a base de dados, eliminando hashtags, menções a outras contas, caracteres fora do padrão e hiperlinks.

Olhar além das palavras

Além da análise dos textos compartilhados no Twitter, os pesquisadores também investigaram a rede de contatos dos usuários, incluindo as contas que cada um deles segue. Essa abordagem ampla e detalhada visa identificar padrões e sinais sutis de saúde mental por meio da análise da linguagem utilizada nas redes sociais, o que pode contribuir para a identificação precoce de transtornos psiquiátricos como ansiedade e depressão.

Essa iniciativa inovadora na área de pesquisa em saúde mental e análise de redes sociais tem o potencial de oferecer novas perspectivas e insights valiosos para a compreensão desses transtornos e o desenvolvimento de estratégias de prevenção e intervenção mais eficazes. À medida que o projeto avança e mais dados são coletados e analisados, espera-se que sejam identificados padrões linguísticos e comportamentais que possam aprimorar a detecção precoce e o cuidado clínico de indivíduos em risco de transtornos psiquiátricos.

Conheça nosso portal de analise de Noticias

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *