Levy já sabia do “downgrade”, mas não compartilhou a informação com Dilma

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi informado antes sobre o  rebaixamento do grau de investimento do Brasil. Ele teria ficado sabendo da nota na quarta-feira (9), por volta de 14h. Contudo, não compartilhou a notícia com a presidente Dilma Rousseff, que ficou sabendo do fato somente após as 18h.

Tanto a presidente quanto outros ministros ficaram sabendo do rebaixamento por meio de agências de notícias. A omissão de Levy teria causado mal estar no Palácio do Planalto. Para ele, porém, o sigilo tinha um motivo: não permitir vazamentos dentro do mercado financeiro.

Ministro não quis coletiva de imprensa

Após a distribuição da notícia, Levy ainda teria se negado a falar imediatamente com jornalistas. Ele teria preferido se fechar na sede do Ministério da Fazenda, em São Paulo.

Por isso, a nota oficial do ministro da Fazenda sobre o rebaixamento só foi divulgada por volta de 22h. Depois disso, ele concordou em ceder entrevista ao Jornal da Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carla Machado

Carla Machado

Jornalista com experiência em assessoria de imprensa, onde trabalhou na produção de conteúdo interno e externo e no atendimento à imprensa, e em jornal, revista e site, nos quais foi repórter. No dia 22 de maio de 2014, recebeu o prêmio Paulo Octavio de Jornalismo, pela categoria Melhor Série de Reportagem, com a série #Brasíliaquerandar, do Jornal de Brasília.