Setor automotivo pode fechar 1,6 mil concessionárias até o fim do ano
O ano de 2016 deve continuar com resultados negativos no mercado nacional. Há expectativa de queda de 5,8% para 2,42 milhões de veículos entre leves e pesados, de acordo com uma projeção da Federação dos Distribuidores (Fenabrave). O resultado disso, aponta a entidade, até o fim deste ano até 1,6 mil concessionárias fecharão as portas no País, com um corte no número de vagas de 47 mil a 50 mil empregos.
De acordo com o presidente da organização, Alarico Assumpção Júnior, o pior momento deve acontecer mesmo no primeiro semestre, quando as “empresas que tentaram se segurar no ano passado e interromperam as atividades devem fechar de vez”.
Já a partir do segundo semestre, destacou Assumpção Júnior, a perspectiva é que se inicie um pequeno movimento de recuperação do mercado de veículos, contendo o fechamento de mais concessionárias.
O executivo informou ainda que 1.047 concessionárias foram fechadas em 2015, gerando a demissão de aproximadamente 32 mil pessoas. Por outro lado, 420 novas lojas foram inauguradas, a maioria delas de marcas que investem fortemente no Brasil, como Audi, BMW e Jeep.