CREA-CE e Agefis programam fiscalização de imóveis em Fortaleza

Fiscalização em imóveis de Fortaleza promove mais segurança para a população e evita acidentes

Você sabia que é necessário realizar periodicamente inspeção e fiscalização nas instalações de prédios e condomínios? Por conta disso, Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-CE), vão realizar, a partir do final de dezembro, fiscalização em edificações de toda a cidade.

A Prefeitura de Fortaleza já possui um levantamento preliminar com cerca de 75 mil imóveis que se enquadram no critério determinado para o início das operações de fiscalização e as notificações. Nesse primeiro momento serão notificados quase 1000 imóveis, que possuem mais de 40 anos de existência.

A falta de manutenção em prédios é a principal causa de incêndios e desabamentos na cidade. De acordo com Wagner Maia, Tenente Coronel Ch. do setor de fiscalização de edificações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, a manutenção periódica é de extrema importância para evitar acidentes e manter a população segura.

“Prevenção é segurança contra incêndio, contra desabamentos. É importante realizar inspeção estrutural e avaliar as instalações elétricas. Com a prevenção e manutenção reduzimos drasticamente o risco de acidentes”, aponta Wagner.

Fiscalização

O CREA-CE terá um papel muito importante durante todo o processo.

“Vamos produzir um material didático para esclarecer, sobre o que é, como deve ser feita e qual o real objetivo da Inspeção Predial”, esclarece Emanuel Mota presidente do CREA-CE.

Os representantes legais desses condomínios terão um prazo para iniciar o processo de regularização fazendo o procedimento de inspeção predial em seus estabelecimentos. Ao passar do prazo da notificação, a edificação estará sujeita a multas, conforme previsto em lei.

Havia uma preocupação da Agefis sobre ter a quantidade suficiente de profissionais para realizar os procedimentos de acordo com legislação.

“Sim! Nós temos 30 mil profissionais. São 120 mil serviços de engenharia todos os anos, então temos sim profissionais capacitados que têm plenas condições de realizar as inspeções prediais e demais serviços”, acrescentou o presidente do CREA-CE, Emanuel.

A ação além de promover mais segurança para toda a população de Fortaleza, também vai valorizar os profissionais do setor de engenharia.

Mais informações sobre o CREA-CE :

CREA-CE

Telefone: (85) 3453.5800

WhatsApp: (85) 99113.3289

Ouvidoria: 0800 979 1400

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *