Principais noticias dos jornais nacionais de Terça-feira 4 de Abril de 2017
Manchete do jornal O Globo: Defesas de Temer e Dilma tentarão adiar julgamento
Manchete do jornal Folha de S.Paulo: Julgamento de Temer e Dilma no TSE começa com embates
Manchete do jornal O Estado de S.Paulo: Planalto espera pedido de vista para adiar julgamento no TSE
Manchete do jornal Valor Econômico: Mulheres continuarão a se aposentar com menos idade
Para evitar isolamento, Renan tenta angariar apoio contra o governo, diz a Folha
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) convocou a bancada de seu partido e ministros da sigla para um jantar na noite desta terça-feira (4) em uma tentativa de angariar apoio e sair do isolamento no embate aberto que trava com o Palácio do Planalto.
Líder do PMDB no Senado, Renan quer levar sua pauta, crítica ao governo Michel Temer, a um ato político de peso. O objetivo é demonstrar que tem legitimidade na bancada e força para mobilizar colegas e incomodar o presidente em pautas como a reforma da Previdência.
O fator Renan nas reformas de Temer é o título de artigo de Raymundo Costa no Valor
Líder perdeu o trono mas ainda não é um leão desdentado
O Palácio do Planalto duvida que Renan Calheiros seja capaz de nomear o senador Roberto Requião como relator da reforma da Previdência, quando a proposta chegar ao Senado. Primeiro por considerar que o líder do PMDB cria dificuldade para negociar facilidades. Segundo, porque Renan já não exibe o poder de antigamente. Líder da bancada de 22 senadores do PMDB, é certo que não será seguido se tentar levar o partido para a oposição. O senador joga, na realidade, seu futuro eleitoral em Alagoas, em 2018, a esta altura pouco promissor.
Lula e o PT adoraram, em termos, a notícia de que o líder do PMDB no Senado ameaça desembarcar do governo e se reaproximar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem, na prática, nunca esteve distante. Em termos, porque Lula já tem processos demais para ficar se preocupando com a situação dos outros na Justiça. Já o PT entende que Renan apenas procura pressionar o presidente Michel Temer, mas não acha ruim ver o governo às voltas com o fogo amigo.
Procurador alerta que lei do abuso pode punir senadores, diz O Globo
Na primeira audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para debater o projeto de crime de abuso de autoridade, representantes de entidades jurídicas e de magistrados disseram que o texto do relatório do senador Roberto Requião (PMDB-PR) é uma tentativa de “calar” o Ministério Público e intimidar agentes do Estado. E alertaram que o artigo que cria o crime de interpretação, caso seja aprovado, vai configurar “flagrante” inconstitucionalidade. O autor da proposta é o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), investigado pela Operação Lava-Jato.
Entre os críticos da proposta estava o subprocurador-geral da República, Nívio de Freitas Silva Filho. O procurador José Robalinho Cavalcanti, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), explicou, a título de exemplo, que, se o parecer de Requião for aprovado como está, os senadores poderiam ser punidos por manter os direitos políticos da presidente cassada Dilma Rousseff.
Projeto de venda de terras fica mais ‘liberal’, diz o Estadão
A venda de terras brasileiras a investidores estrangeiros não terá limite de tamanho, no que depender do deputado Newton Cardoso Júnior (PMDB-MG), relator do projeto na Câmara. O texto que será apresentado por ele hoje ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (PMDB-RJ), um substitutivo ao projeto que tramita atualmente, acaba com o limite de 100 mil hectares por investidor, com possibilidade de arrendamento de mais 100 mil hectares.
Segundo Cardoso, o novo texto foi fechado na quarta-feira passada e discutido com o governo, via Casa Civil. “Essas mudanças, porém, contemplam uma maior rigidez no controle de informação sobre quem está comprando a terra”, disse o deputado ao Estado. E nem todo local ficaria liberado: não se poderia adquirir terras, por exemplo, na região do Bioma Amazônico, em áreas com 80% de reserva legal e em regiões de fronteiras.
Para visualizar todas a noticias dos jornais nacionais, visite a pagina do site Equilibre Analises