Principais noticias dos jornais nacionais de Terça-feira 30 de Maio de 2017

Manchete do jornal O Globo: Deputado da ‘mala da propina’ já planeja delação

Manchete do jornal Folha de S.Paulo: Gilmar critica o Planalto e diz que TSE não é “joguete

Manchete do jornal O Estado de S.Paulo: Base aliada defende reforma da Previdência mais ‘enxuta’

Manchete do jornal Valor Econômico: Missão de Rabello de Castro é destravar crédito do BNDES

 

Base aliada defende reforma da Previdência mais ‘enxuta’ é a manchete do Estadão

Com crise, líderes da base aliada já falam em aprovar apenas idade mínima

Com o agravamento da crise política no País, líderes de partidos da base aliada na Câmara dos Deputados começaram a defender uma reforma da Previdência mais “enxuta”. Nas conversas, os parlamentares já discutem aprovar apenas o aumento da idade mínima para a aposentadoria, considerado um dos pilares da proposta. As outras mudanças seriam encaminhadas só a partir de 2019, quando o País terá um novo presidente eleito pelo voto direto.

Outra opção cogitada por lideranças no Congresso é uma “minirreforma” da Previdência, como antecipou o Estadão/Broadcast na semana passada. Alguns estudos já foram encomendados para verificar a viabilidade de aprovar medidas por outros caminhos que não uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) – que precisaria de 308 votos na Câmara e 49 no Senado. Uma saída seria fazer algumas mudanças por medida provisória (MP) ou projeto de lei, que precisam de menos votos (ver quadro).

http://equilibreanalises.com.br/noticias/reforma-da-previdencia/2017/05/30/base-aliada-defende-reforma-da-previdencia-mais-enxuta-e-a-manchete-do-estadao

 

Reforma com foco no servidor é chamada na capa do Globo

O fatiamento da reforma de Previdência começa a ganhar força no Congresso, em conversas reservadas entre técnicos, especialistas e parlamentares da base do governo, diante da instabilidade na política. Uma das alternativas seria redesenhar a proposta para focar nos servidores públicos, como uma forma de ajudar a resolver a crise fiscal nos estados e manter o apoio do setor produtivo, que defende as mudanças para consolidar a retomada da economia.

Para os defensores dessa proposta alternativa, ao retirar do texto trabalhadores do setor privado que seriam alvo de polêmica, como rurais, idosos e deficientes de baixa renda que ganham Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas), a reforma ganharia o apoio de algumas bancadas, como a do Nordeste, e de boa parte do PSDB, um dos principais aliados do governo. Derrubaria também o argumento da oposição de que os mais pobres serão atingidos.

http://equilibreanalises.com.br/noticias/reforma-politica/2017/05/30/reforma-com-foco-no-servidor-e-chamada-na-capa-do-globo

 

Governo quer mostrar força e votar reforma trabalhista nesta semana é a manchete do caderno de economia da Folha

O governo Michel Temer quer tentar acelerar a aprovação da reforma trabalhista no Senado, em busca de uma demonstração de força política diante da crise aberta pelas delações da JBS.

O Palácio do Planalto pretende atropelar os protestos da oposição contra o projeto na sessão da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) nesta terça-feira (30) e tentar levar o texto ao plenário ainda nesta semana.

Uma das estratégias para dar velocidade à votação seria um acordo de líderes para que seja votado um requerimento de urgência, o que poderia viabilizar a aprovação do projeto neste prazo.

Há resistências no Senado a essa operação, uma vez que o próprio presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), defende a manutenção do cronograma original.

http://equilibreanalises.com.br/noticias/reforma-politica/2017/05/30/governo-quer-mostrar-forca-e-votar-reforma-trabalhista-nesta-semana-e-a-manchete-do-caderno-de-economia-da-folha

 

Para visualizar todas a noticias dos jornais nacionais, visite a pagina do site Equilibre Analises

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *