Ensaio fotográfico que lembra refugiados causa polêmica

Na foto, uma modelo com roupas de marca, um celular com capa da marca Chanel e um lenço no cabelo. O cenário? Uma cerca de arame farpado. Em outras imagens, a mesma mulher aparece “sendo presa” por um policial. Ela também está com parte dos seios à mostra em algumas cenas.

Este é o ensaio batizado de “Der Migrant”, ou, em português, “O imigrante”. E parece que as fotos não agradaram nada nem no mundo na moda nem fora dele. Nas redes sociais, foi chamado de “doentio” e “oportunista”.

O idealizador das imagens, o fotógrafo Norbert Baksa, porém, explicou ao site G1 que os críticos não entenderam a mensagem e estão “tirando conclusões baseadas em informações parciais e tendenciosas”.

Segundo ele, “o ensaio não pretende glamourizar essa situação claramente ruim, mas chamar a atenção para o problema e fazer as pessoas pensarem sobre ele”.

Tema relevante
O fotógrafo disse ainda que é raro abordar tópicos políticos, mas escolheu o assunto desta vez por ser uma situação que “afeta a rotina diária de praticamente todo mundo na Hungria”.

“Nós nunca pretendemos ofender ninguém, apenas chamar a atenção para a complexidade desse problema. Durante a sessão, demos o nosso melhor para respeitar a fé e a convicção das pessoas e não cruzar certas barreiras”, disse, acrescentando que as fotos mostram “uma mulher sofrendo, que é também bonita apesar da sua situação, usa roupas de alta qualidade e smartphone”.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *