Morre polêmico juiz conservador Antonin Scalia, membro da Suprema Corte dos EUA

O juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, Antonin Scalia, de 79 anos, foi encontrado morto no último (13) em um resort de luxo no Texas. A causa do óbito ainda não foi divulgada. Porém, informações preliminares indicam morte natural. Ele era considerado um dos juízes mais conservadores dos EUA, posicionando-se contra o aborto e o casamento gay, por exemplo.

De acordo com a imprensa local, Scalia morreu enquanto dormia e se encontrava em seu estado natal para participar de caçadas.

Em homenagem ao magistrado, a bandeira do prédio da Suprema Corte foi hasteada a meio pau.  O presidente da corte, John Roberts, declarou em nota que seu colega “foi um indivíduo e um jurista extraordinário, admirado e apreciado por seus companheiros”.

O presidente americano, Barack Obama, manifestou suas “mais profundas condolências” quando soube da morte de Scalia. “O presidente e a primeira-dama dão suas mais profundas condolências à família do juiz Scalia”, afirmou o porta-voz-adjunto da Casa Branca, Eric Schultz.

Vida

Scalia era o mais antigo membro da Suprema Corte dos EUA e foi nomeado para o cargo pelo presidente Ronald Reagan, em 1986. Ele era famoso por seu conservadorismo e pelo jeito teatral de agir nos tribunais. O magistrado era católico, pai de nove filhos e avô de 33 netos.

O “NYT”, em seu obituário, destacou que as teorias legais transformadoras, a escrita vívida e a grande personalidade fizeram de Scalia “um líder da renascença intelectual conservadora durante suas três décadas na Suprema Corte”.

Escolha do sucessor

Agora, após a  morte de Scalia, abre-se automaticamente uma corrida para a escolha de um sucessor. Ele deve ser escolhido pelo presidente, mas precisa ter seu nome confirmado pelo Senado antes de tomar posse.

Redação Brasil News

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *