Morre polêmico juiz conservador Antonin Scalia, membro da Suprema Corte dos EUA

O juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, Antonin Scalia, de 79 anos, foi encontrado morto no último (13) em um resort de luxo no Texas. A causa do óbito ainda não foi divulgada. Porém, informações preliminares indicam morte natural. Ele era considerado um dos juízes mais conservadores dos EUA, posicionando-se contra o aborto e o casamento gay, por exemplo.

De acordo com a imprensa local, Scalia morreu enquanto dormia e se encontrava em seu estado natal para participar de caçadas.

Em homenagem ao magistrado, a bandeira do prédio da Suprema Corte foi hasteada a meio pau.  O presidente da corte, John Roberts, declarou em nota que seu colega “foi um indivíduo e um jurista extraordinário, admirado e apreciado por seus companheiros”.

O presidente americano, Barack Obama, manifestou suas “mais profundas condolências” quando soube da morte de Scalia. “O presidente e a primeira-dama dão suas mais profundas condolências à família do juiz Scalia”, afirmou o porta-voz-adjunto da Casa Branca, Eric Schultz.

Vida

Scalia era o mais antigo membro da Suprema Corte dos EUA e foi nomeado para o cargo pelo presidente Ronald Reagan, em 1986. Ele era famoso por seu conservadorismo e pelo jeito teatral de agir nos tribunais. O magistrado era católico, pai de nove filhos e avô de 33 netos.

O “NYT”, em seu obituário, destacou que as teorias legais transformadoras, a escrita vívida e a grande personalidade fizeram de Scalia “um líder da renascença intelectual conservadora durante suas três décadas na Suprema Corte”.

Escolha do sucessor

Agora, após a  morte de Scalia, abre-se automaticamente uma corrida para a escolha de um sucessor. Ele deve ser escolhido pelo presidente, mas precisa ter seu nome confirmado pelo Senado antes de tomar posse.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *