Tornado no Mississippi – Presidente Biden abre declaração de emergência na região

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aprovou uma declaração de emergência para o Mississippi depois que um tornado passou pela região e deixou pelo menos 23 mortos no estado. Além disso, uma pessoa morreu no Alabama.

De acordo com a Casa Branca em um comunicado, a declaração de emergência permite que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) coordene os esforços de resgate e mobilize recursos emergenciais.

Woodrow Johnson, um funcionário do condado de Humphreys, contou à CNN que sua esposa o acordou assustada com um barulho. Ele lembrou que foi uma coisa muito assustadora e acrescentou que a casa de seu vizinho, um trailer, havia “desaparecido completamente”.

O Serviço Nacional de Meteorologia alertou os moradores no sábado – dia 26 – que os riscos ainda persistiriam mesmo depois que as tempestades passassem.

Imagens de televisão mostraram casas destruídas e escombros espalhados pelas estradas.

O Serviço Meteorológico Nacional de Jackson informou no início deste sábado que o alerta de tornado havia passado. “Chuvas e trovoadas adicionais são esperadas em toda a nossa área”, tuitou, acrescentando que “não se espera que sejam severas”.

Tornados nos Estados Unidos

Os tornados são um fenômeno meteorológico comum nos Estados Unidos, especialmente durante a primavera e o verão. Esses fenômenos ocorrem quando massas de ar quente e úmido se encontram com massas de ar frio e seco, criando uma forte instabilidade atmosférica. Os Estados Unidos têm uma grande quantidade de tornados, com uma média de mais de 1.000 registrados a cada ano.

A região central dos Estados Unidos, conhecida como “Tornado Alley”, é a área mais propensa a esses eventos climáticos extremos. A região inclui partes dos estados de Texas, Oklahoma, Kansas, Nebraska, Dakota do Sul e Dakota do Norte. Tornados também ocorrem frequentemente em outros estados, como Iowa, Missouri, Illinois, Arkansas, Louisiana, Mississippi, Alabama e Geórgia.

Os tornados nos Estados Unidos variam em tamanho e intensidade, desde pequenos tornados com ventos de cerca de 65 km/h até tornados de grande porte, com ventos superiores a 400 km/h. Esses tornados maiores são os mais destrutivos e podem causar danos catastróficos a áreas inteiras, incluindo a destruição de edifícios e infraestrutura. Eles também podem levar à perda de vidas humanas.

Os Estados Unidos têm um sistema de alerta precoce bem estabelecido para tornados. O National Weather Service (NWS) emite avisos de tornado quando há uma ameaça iminente de tornados. Esses alertas permitem que as pessoas busquem abrigo imediato e se protejam dos efeitos devastadores dos tornados.

As pessoas que vivem em áreas propensas a tornados nos Estados Unidos são encorajadas a ter um plano de emergência e a ficar atentas às condições climáticas. Isso inclui a identificação de um local seguro dentro de casa ou prédio onde possam se abrigar em caso de um tornado. Esses locais seguros geralmente incluem porões, banheiros internos e quartos no nível mais baixo de um prédio.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *