FMI prevê crescimento do PIB em 2017
O Fundo Monetário Internacional (FMI) tem a expectativa de que a economia brasileira chegue a ponto mais baixo este ano, para ter “algum crescimento positivo em 2017”. A previsão ocorre mesmo com a demanda limitada pelo “nível elevado de desemprego”, aponta o diretor do hemisfério ocidental do órgão, Alejandro Werner, em relatório divulgado nesta quarta-feira (20).
“No Brasil, o PIB continuou em queda no primeiro trimestre, mas por uma margem menor do que o esperado, o que implica que a contração amplamente prevista para 2016 será menos aguda do que se antecipava”, diz o documento.
Werner também explicou que o governo interino no Brasil formulou uma estratégia de redução gradual do déficit – com previsão de um resultado negativo de R$ 139 bilhões no próximo ano – na tentativa de conter o que ele chamou de “pressões insustentáveis sobre os gastos a médio prazo”.
“A estratégia de consolidação proposta foi bem recebida pelos mercados, e o governo terá de se concentrar em superar os desafios para a sua implementação”, afirmou.