Conheça a Normandia, uma das mais belas regiões da França

Localizada no noroeste da França, apenas 1h 30 de Paris, a Normandia possui uma riquíssima cultura histórica, gastronômica e cultural. Prepare-se para planejar sua próxima viagem na Normandia.

Turismo na Normandia : Os Vilarejos de charme

Os vilarejos Normandos são verdadeiras joias da região, preservados da agitação e movimento das cidades, os locais guardam o modo de vida tranquilo com suas maisons à pan de bois, ou casa com vigas de madeira, a arquitetura tradicional do local.

Nos finais de semana é comum vermos as feiras de artesanato e os pequenos cafés serem inundados de visitantes aproveitando o tempo para desacelerar.

Para realizar seu roteiro com todo o conforto e podendo aproveitar cada minuto da sua estadia na Normandia, sugerimos a empresa Descobrindo a Normandia, uma agência privativa que além de roteiros sob medida e adaptados no seu ritmo de viagem(dinâmico ou um pouco mais calmo), também oferece uma experiência imersiva com guia Frances falando português explicando com muita clareza e didática toda a cultura e savoir vivre francês.

A empresa também oferece outros passeios nos arredores de Paris, como bate-volta na região da Champagne ou Giverny.

Beuvron-en-Auge, cidade de charme

Ha 40 anos na lista dos mais belos vilarejos da França (Les Plus Beaux Villages de France, um label criado em 1981 para proteger e promover os mais belos vilarejos francês, oferecendo uma alternativa desertificação rural), o cenário é de cartão postal, de qualquer angulo que você tire sua foto, ira capturar a alma do interior Normando com toda sua beleza! Um paraíso para os fotógrafos.

O vilarejo fica a 40 minutos da cidade de Caen ou 30 minutos de Deauville. Essa linda cidade deve fazer parte do seu Roteiro na Normandia.

Honfleur : O Romantismo Normando

Localizada a 2h de Paris, a cidade inspirou gerações de pintores. Entre eles Eugène Boudin, nascido em Honfleur e considerado o precursor do Impressionismo, visto que foi um dos primeiros pintores franceses a sair do seu ateliê e pintar ao ar livre.

Andando pelas ruas de pavimento de Honfleur não é difícil imaginar de onde vinha a inspiração que atraia tantos artistas. Claude Monet que convidado por seu amigo Eugène, também se inspirou nas casas e paisagens pitorescas de Honfleur para suas obras.

Le vieux-bassin, o velho porto é o ponto de partida ideal para começar a explorar Honfleur. Assim que chegar no velho porto, o olhar do visitante é atraído pelas casas antigas com fachadas totalmente revestidas de ardósia que cercam o Vieux Bassin.

A sua viagem na Normandia não estará completa sem a degustação da culinária local, então aproveite o passeio no velho porto que é cercado de restaurantes, onde você pode comer um ótimo crepe, uma cidra normanda apreciando a magnífica paisagem.

Trouville-Sur-Mer

Também localizada a 2h de Paris, essa celebre estação balnearia Normanda deve sua reputação ao charme de seu porto de pesca, a beleza de sua praia de areia fina, a riqueza de seu patrimonio cultura e sua gastronomia de renome.

Um destino autentico da região da Normandia que seduz nos tempos atuais os viajantes buscando inspiração e art de vivre.

Caminhar na praia ou no porto, se deixar seduzir pelo mar ou pelas ruelas, entre cassino, mansões magnificas, palácios e hotéis de charme… tudo conspira para um tempo fora do tempo nessa pequena estação balnearia.

Especialidade local

Se existe um lugar para descobrir e saborear frutos-do-mar esse local é em Trouville. Ostras, mexilhões e frutos-do-mar de todos os tipos, vá ate o Halle aux Poissons, um mercado tipico, tradicional e imperdível na sua passagem pela região.

Você sabia que Trouville também é muito famosa por suas cavalas? A espécia é a estrela da gastronomia da cidade.

Pescado artesanalmente, são conhecidos por qualidade. A pequena vila de pescadores abriga nada menos que sessenta restaurantes localizados principalmente no cais e na praia. São muitas opções para experimentar toda a gastronomia.

Deauville – O começo de Coco Channel

Estação balnearia de renome internacional, Deauville é palco do festival de cinema Americano, que acontece em setembro. Durante essa época você pode cruzar com Morgan Freeman, Sarah Jessica Parker , Johnny Depp… a lista é longa e Deauville um cenário ideal para um grande evento. 

Porém, a pequena cidade normanda de 4 mil habitantes (32 mil durante o verão e finais de semana prolongados) vai muito além do encontro anual com as estrelas do cinema mundial. Começando pela imensa praia de areia fina, decorada com os famosos para sois coloridos que faz a alegria dos fotógrafos vindos dos quatro cantos do mundo para imortalizar a paisagem.

Sem sair da praia você poderá conhecer o famoso Les Planches de Deauville, um calçadão de madeira à beira-mar  onde se localiza as famosas cabines de praia nomeadas com as grandes estrelas de cinema que la estiveram para inaugura-las.

As charmosas mansões ou vilas, deixam os turistas de boca aberta. Uma dessas mansões é a vila Strassburger, com características da Belle Epoque, ela foi protegida como Monumento Histórico em 1975, esta imponente residência foi encomendada pelo Barão Henri de Rothschild, um grande entusiasta das corridas. Este último opta por se instalar perto do hipódromo.

A vila foi construída em 1907 onde se encontrava a Fazenda Coteau, propriedade da família do famoso escritor Gustave Flaubert.

Vestígios da Segunda Guerra Mundia, o subterrâneo da Mansao

Muitas mansões foram requisitadas pelas autoridades alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. A Vila Strassburger é então ocupada a título pessoal pelo comandante da localidade, e assim seguiu de 1940 até 1944.

Em 1942, quando a Normandia era regularmente bombardeada, a vila adquiriu uma passagem subterrânea. Construída na parte de trás da casa, garante a segurança dos ocupantes. Um corredor em forma de U com 45 m de comprimento, o subsolo é servido por dois acessos, que conduzem a uma única sala.

Se você gosta de história da moda esse é mais um motivo para adicionar Deauville no seu roteiro na Normandia.

Gabrielle Chanel escolhe o ano de 1913 para inaugurar sua primeira butique de moda no endereço rue Gontaut-Biron , em Deauville. A jovem Gabrielle já tinha alcançado uma certa fama abrindo sua loja de chapéus no famoso endereço 21 rue Cambon, em Paris. 

Deauville - Passeio Normandia 1

Porém, foi em Deauville que ela foi a pioneira na criação de uma moda esportiva em adequação com a sociedade em plena mutação da época, um estilo que mudará o curso da história das mulheres. 

Gabrielle Chanel observava a grande movimentação de Deauville de sua suíte no« Hotel Normandy», o céu da Normandia pintado pelos impressionistas, o movimento dos marinheiros saindo para seus dias de pesca, os banhistas… vendo isso Gabrielle observou que a vestimenta das mulheres eram muito rígidas, foi aí que a jovem estilista propos ao público vestuários mais leves, macios e que permitisse ao corpo feminino uma liberdade maior de movimento.

Em um dia assistindo corridas de cavalo no Hipódromo de Deauville, Chanel tem a ideia de usar um tecido até então desprezado no mundo da moda: o jérsei.

Coco Chanel muda então o curso da moda feminina, na cidade de Deauville, fonte de sua inspiração.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *