Consumo de energia cai 1,8% em 2015

O consumo de energia no Brasil, medido pela carga de energia gerada no sistema, caiu 1,8% em 2015. O resultado está no relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo a análise, a crise econômica e alta das tarifas provocaram alterações nos hábitos de consumo e na produção industrial
De acordo com o Boletim de Carga, publicado nesta terça-feira (5) pelo ONS, nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Sul, com maior atividade econômica, a queda foi de 3,2%. Já no Nordeste e Norte, o total de carga gerada aumentou, respectivamente, 3,2% e 1,7%.


Em dezembro do ano passado, no entanto, o consumo de carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) ficaram em 65.306 megawatts médios, o que corresponde a um recuo de apenas 0,5% frente ao mesmo mês de 2014. 


“Apesar do baixo desempenho da atividade econômica, diante da demanda interna fraca causada principalmente pelo alto endividamento das famílias, taxa de juros e de desemprego elevadas, o comportamento da carga do SIN, apresentou, em dezembro/15, um ligeiro avanço comparativamente aos meses anteriores, provocado pelo movimento de normalização dos estoques da indústria e uma tímida melhora das  expectativas”, aponta o relatório. 

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *