Mudanças na Previdência devem ser votadas apenas em 2019

A possibilidade de a chamada Reforma da Previdência ser votada ainda neste ano é pequena. A afirmação é do ministro extraordinário da equipe de transição, Onyx Lorenzoni. Segundo ele, o presidente eleito Jair Bolsonaro recebeu novas sugestões de mudanças na Previdência e, por isso, a tendência é que o assunto só seja votado pelo Congressso Nacional a partir de 2019. O assunto, vale lembrar, é considerado prioridade para a econômica do futuro governo, que será comandada por Paulo Guedes. 

Confirmado como ministro-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, Onyx concedeu uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (12) para atualizar as informações sobre os trabalhos de transição. Mais cedo, ele conversou com o deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM), que estava acompanhado por assessores especializados em assuntos previdenciários.

“O que o deputado Pauderney Avelino trouxe são alternativas que não dependem de maioria de 308, de emendas à Constituição. Essas propostas estão sendo condensadas e serão apresentadas amanhã ao futuro presidente Jair Bolsonaro para que a gente dê um destino, se serão trabalhadas agora ou se elas vão ficar para o ano que vem. A tendência é que fiquem para o ano que vem”, disse.

PEC de Temer

O próprio presidente eleito declarou nos últimos dias que o assunto não deverá mesmo ser votado pelo Legislativo neste ano.

Questionado, Onyx descartou completamente a votação ainda neste ano da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Previdência apresentada pelo governo de Michel Temer ainda em 2017.

“O que eu ouvi da escuta feita a dezenas de parlamentares é que o cenário não é favorável a qualquer tipo de questão relativa à Previdência, no cenário e no modelo que está lá, de emenda constitucional. A tendência é que não seja feito este ano e sim no ano que vem”, salientou o ministro.

Da Redação, com Agência Brasil

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *