Governo lança pregão para contratar serviços de gestão estratégica

O Ministério da Economia publicou o edital de pregão eletrônico nº 03/2019 para contratação de serviços de apoio à gestão estratégica dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. O objetivo é dotar os órgãos de ferramentas que incentivem a criação de planos estratégicos e adequem os existentes à atual orientação governamental.

Dessa forma, o Ministério visa fortalecer a Administração, além de estabelecer uma cultura de gestão estratégica no governo federal, com uma mesma metodologia. Será adotada também uma rotina de monitoramento e avaliação nos órgãos. Os serviços a serem contratados abrangem todo o ciclo de gestão da estratégia: desenho da cadeia de valor, análise ambiental, painel de indicadores e metas, elaboração dos referenciais e objetivos, monitoramento e avaliação da estratégia. As propostas deverão ser entregues no portal de Compras Governamentais e serão abertas em 11 de julho às 9h30.

Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, um importante aspecto dessa contratação refere-se ao interesse da Administração em encontrar uma metodologia comum para a análise da gestão estratégica no governo federal. “Apenas com a integração das ferramentas e com a utilização correta da metodologia apresentada, será possível avaliar os níveis de desenvolvimento das ações e comparar o desempenho dos ministérios. O aperfeiçoamento da gestão pública passa, necessariamente, pelo reforço às ações de controle e pelo desenvolvimento das ferramentas de avaliação dos serviços”, destaca Jacoby Fernandes.

O que é gestão estratégica?

Gestão estratégica é o conjunto de práticas e objetivos definidos pelos gestores, levando em consideração os ambientes interno e externo da organização. Além de determinar os principais objetivos da instituição em determinado período de tempo, os gestores também são responsáveis por definir como esses objetivos serão alcançados e alocar recursos para que as metas se concretizem.

Redação Brasil News

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *