Caxumba em Neymar chama atenção para a doença na fase adulta

O técnico do Barcelona, Luis Enrique, tem, agora, um desfalque difícil de cobrir no time neste início de temporada. O atacante Neymar está com caxumba e ficará de licença pelos próximos 15 dias. Depois de voltar das férias, a doença infecciosa foi diagnosticada no brasileiro. O resultado dos exames chama a atenção, pois o vírus costuma se manifestar na infância. No entanto, o fato de uma estrela do futebol ter sido contagiada mostra que o mal também é coisa de adultos.

A doença pode acometer adultos que não foram vacinados na infância ou que receberam aplicação inadequada da vacina, por exemplo. Pesquisas apontam que 30 a 40% dos casos de caxumba em adultos são assintomáticos, resultando em uma alta proporção de pessoas que são imunes, mesmo sem conhecê-la. No site da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a infectologista Eloísa Ayubi explica que a doença é altamente contagiosa. Sua transmissão acontece basicamente por via aérea e o período de incubação é de 12 a 14 dias. “A caxumba, conhecida como parotidite epidêmica, é uma doença viral caracterizada pela infecção de uma ou mais glândula salivares, geralmente a parótida. Tem como agente etiológico um vírus”, salienta.

Nos adultos, o risco de complicações com a doença é maior do que em crianças. O vírus pode atacar outros órgãos, como os testículos nos homens, os seios e ovários nas mulheres. Em casos raros, o vírus pode atingir o cérebro e meninges. O diagnóstico é feito pelos sintomas, que são bem característicos. “Podemos utilizar exames laboratoriais como sorologia para complementação do diagnóstico”, explica a médica. Segundo Eloísa, a vacina confere imunidade de 97% contra a infecção natural. “Os anticorpos da mãe protegem os filhos durante os primeiros seis meses de vida. Os adultos podem ser vacinados em qualquer idade em esquema de uma dose apenas”, completa.

TRATAMENTO

Pesquisas apontam que 30 a 40% de caxumba em adultos são assintomáticos, resultando em uma alta proporção de pessoas que são imunes, mesmo sem conhecê-la. E é o corpo, nos casos em que a doença dá sinais, que irá erradicar o vírus naturalmente. O tratamento consiste a aliviar os sintomas e lutar contra a febre e a dor. Se não houver complicações, a cura de pacientes pode levar, aproximadamente, dez dias. Em seguida, o indivíduo contaminado será imune para a vida toda.

A vacina ainda é recomendada para jovens adultos, mas também para as mulheres que estão pensando em ter um filho. Em raros casos, a caxumba pode causar aborto espontâneo no primeiro trimestre de gravidez.

Pierre Pichoff

Escritor, colabora para diversos veículos de comunicação no Brasil, como O Estado do Maranhão e o Matheus Leitão News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *