Principais noticias dos jornais nacionais de Segunda-feira 29 de Maio de 2017

Manchete do jornal O Globo: Crise faz governo traçar plano B para reforma

Manchete do jornal Folha de S.Paulo: Temer troca ministros e põe Torquato na Justiça

Manchete do jornal O Estado de S.Paulo: Novo ministro da Justiça questiona inquérito contra Temer

Manchete do jornal Valor Econômico: Piora da crise política deve arrefecer corte de juros

 

Eventual sucessor de Temer, Rodrigo Maia é alvo de três investigações, diz a Folha

Primeiro na linha sucessória em uma eventual queda do presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é um nome que agrada ao mercado para tocar a agenda de reformas, mas responde a três inquéritos que apuram suspeitas de uso do mandato para favorecer empresas.

Nas três investigações, em curso no STF (Supremo Tribunal Federal), o democrata é suspeito de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por supostos recebimentos de propina para beneficiar o grupo Odebrecht e a OAS por meio de Medidas Provisórias (MPs) –o que ele nega.

As penas para esses crimes vão de 2 a 12 anos e de 3 a 10 anos, respectivamente.

http://equilibreanalises.com.br/noticias/2017/05/29/eventual-sucessor-de-temer-rodrigo-maia-e-alvo-de-tres-investigacoes-diz-a-folha

 

Crise faz governo traçar plano B para reforma é a manchete do Globo

Diante do receio de que a crise política inviabilize a aprovação da reforma da Previdência, a equipe econômica já pensa em alternativas para conter o crescimento das despesas com benefícios. São medidas que poderão entrar em vigor imediatamente, por meio de medida provisória (MP) ou projeto de lei. Entre elas estão a elevação do tempo mínimo de contribuição na aposentadoria por idade nas áreas urbana e rural, atualmente em 15 anos, e a redução do valor da pensão por morte, que hoje é integral, independentemente do número de dependentes.

Também faz parte do cardápio o fim da fórmula 85/95 (soma de tempo de contribuição e idade para mulheres e homens, respectivamente), que entrou em vigor em dezembro de 2015 e permite o benefício integral. Outra possibilidade avaliada seria tornar proporcional o valor da aposentadoria por invalidez, que hoje é integral (a exceção seriam os acidentes de trabalho). Até a fórmula de cálculo do valor da aposentadoria — baseada atualmente em 100% das maiores contribuições — pode ser alterada via MP.

http://equilibreanalises.com.br/noticias/reforma-da-previdencia/2017/05/29/crise-faz-governo-tracar-plano-b-para-reforma-e-a-manchete-do-globo

 

Governo ainda calcula arrecadação do novo Refis é o título de matéria no Estadão

A equipe econômica ainda não concluiu os cálculos sobre a arrecadação que o governo federal deverá obter com o Programa de Regularização Tributária (PRT), também conhecido como novo Refis, a partir do acordo entre o Executivo e o Congresso, fechado na noite de sexta-feira e anunciado no sábado, em reunião no Palácio do Planalto. Na proposta original, a arrecadação estimada era de R$ 8 bilhões.

Embora o relator da matéria, deputado Newton Cardoso Júnior (PMDB-MG), tenha dito que o acordo sobre o novo Refis será objeto de uma medida provisória, cujo texto estaria pronto ainda no início desta semana, na área técnica se informa que existe também a opção de se enviar um projeto de lei com pedido de tramitação em regime de urgência.   

A diferença entre as duas opções legislativas é que a MP entra em vigor de imediato, enquanto o projeto de lei carece de aprovação do Congresso para produzir efeitos.

http://equilibreanalises.com.br/noticias/reforma-politica/2017/05/29/governo-ainda-calcula-arrecadacao-do-novo-refis-e-o-titulo-de-materia-no-estadao

 

Para visualizar todas a noticias dos jornais nacionais, visite a pagina do site Equilibre Analises

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *