Juiz decide dar andamento à ação que trata de corrupção durante o governo FHC

O juiz substituto da 3ª Vara Federal do Rio, Vitor Barbosa Valpuesta, acatou a denúncia do Ministério Público Federal sobre pagamento de propina da empresa holandesa SBM Offshore a funcionários da Petrobras em 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A denúncia foi assinado por procuradores em dezembro e agora se torna uma ação penal, segundo apuração do jornal Folha de S. Paulo. Os ex-funcionários da Petrobras Jorge Zelada, Renato Duque, Pedro Barusco e Paulo Roberto Buarque Carneiro, e os ex-representantes da SBM no Brasil, Julio Faerman e Luís Eduardo Campos Barbosa, são os réus.

Para o juiz Vitor Valpuesta, há indícios mínimos do cometimento dos crimes apontados, entre eles corrupção ativa, passiva e evasão de divisas. 

De acordo com o Ministério Público Federal, os pagamentos de propina tiveram início por volta de 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e continuaram até 2012, passando pelos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *