Bolsa Família pode ter corte de 10% dos beneficiários
Mais duas pastas da área social da gestão de Temer vão rever programas para fazer cortes. No Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, a tentativa de economizar no programa Bolsa Família poderá levar ao desligamento de até 10% dos beneficiários. A previsão do ministro Osmar Terra.
No Ministério da Educação e Cultura (MEC), todas as deliberações publicadas nos últimos 30 dias serão revisadas. Além da legalidade das medidas do ex-ministro Aloizio Mercadante e sua equipe, o novo ministro da pasta, Mendonça Filho, deve analisar o mérito dos atos, com possibilidade de revogá-los.
As mudanças no Bolsa Família, segundo Terra, preveem a fiscalização do programa, com cruzamento de informações, para checar se as cerca de 14 milhões de famílias beneficiárias estão dentro das condições exigidas.
Estudos feitos desde a elaboração do Travessia Social, programa de governo do presidente interino Michel Temer, estimam que 10% dos beneficiários estão fora dos critérios. Porém, segundo Osmar Terra, a proporção pode ser até maior:
“Se for cruzar todos os dados, pode dar mais, de 20% a 30%, mas estamos falando de uma população flutuante, que melhora de vida e piora rapidamente. O importante é dizer que será um processo gradual, que não prejudicará a população que realmente precisa. Inclusive a família que eventualmente sair do programa terá as portas abertas para voltar, em caso de necessidade”, afirmou.