Marcelo Campos Pinto reformula Cariocão e o aproxima do torcedor
Marcelo Campos Pinto, fundador de Sportsview, quer transformar o Campeonato Carioca em uma plataforma de comunicação de alcance nacional. Este é desafio do empresário para 2021.
A ideia, explica o executivo, é levar o Cariocão ao maior número de residências possíveis. E não apenas no Brasil. “Quanto mais presente a competição estiver para os torcedores, maior será o seu valor comercial. Ainda este ano, o torcedor pode assistir o campeonato em TV aberta, TV fechada, pela internet, no smartphone, tablet, computador, ou seja, onde ele estiver”. Neste primeiro semestre, as novidades para o Campeonato Carioca começam pela mudança no modelo da disputa.
Segundo Marcelo Campos Pinto, a preocupação foi dar um formato de competição com o maior número possível de jogos competitivos, evitando partidas sem apelo para torcedores e parceiros da competição.
“Outro objetivo foi permitir que os clubes menores tenham maior chance de chegar nas finais, aumentando a competitividade do campeonato”, diz o fundador da Sportsview.
Contrato com a Record TV
Outra mudança, pontua Marcelo Campos Pinto, foi a assinatura de contrato com a Record TV para exibir os jogos da competição em TV aberta. “Estamos constantemente em conversas com nossos parceiros visando mostrar o alcance nacional da competição, e acreditamos que os números da audiência falarão por si. Temos certeza de que a Record TV irá ajudar a levar o Cariocão para esses torcedores espalhados por todo o Brasil”, avalia o executivo.
Conhecido como o “campeonato mais charmoso do país”, o Cariocão já está sendo exibido na Record TV desde 3 de março, com a entrada dos quatro clubes de grandes torcidas: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
“O calendário do futebol brasileiro passou por algumas transformações nos últimos anos que reduziram o número de datas disponíveis para as competições estaduais, obrigando a fazer uma tabela mais enxuta, simples e fácil de ser entendida pelo torcedor”, explica Marcelo Campos Pinto, adiantando que, ainda no pacote de novidades do Cariocão, está o lançamento do serviço de pay-per-view comercializado por Claro, Vivo e Sky, e pelas TV’s oficiais dos clubes.
“Não se pode ignorar a entrada no mercado de futebol de grandes empresas de streaming com a Amazon e o alcance complementar à TV aberta das transmissões no Facebook e no Youtube.
O novo modelo de comercialização do pay-per- view
Outro ponto relevante é o novo modelo de comercialização do pay-per- view: o assinante agora recebe uma ampla cobertura jornalística além de ter acesso a todos os jogos.”Marcelo Campos Pinto analisa que o Campeonato Carioca passou por um desgaste nos últimos anos em função do modelo anterior.
Marcelo Campos Pinto : “Recuperar o terreno perdido”
Por isso, afirma, “nosso trabalho agora também é de recuperar o terreno perdido. É importante lembrar que o Cariocão, junto com o Paulista, são as duas únicas competições regionais que possuem alcance nacional. Dos mais de 60 milhões de torcedores dos quatro grandes clubes do Rio, 64% estão espalhados pelo país, em especial nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Estamos falando de dezenas de milhões de torcedores”, calcula o fundador da Sportsview.
O executivo salienta que, apesar da reformulação, ele não pretende engessar nenhum modelo. Para ele, “certamente, há pontos a serem melhorados”. “Estamos apenas no começo da caminhada, mas estamos muito satisfeitos com tudo que está acontecendo até então.
O inovador projeto de transmissão, levando o torcedor para dentro do lance está sendo muito bem aceito e já é um diferencial de nossas transmissões.
O look and feel da tela foi todo redesenhado e agora está mais leve e com uma linguagem mais moderna e muito próxima da utilizada nos produtos digitais”, comemora.