Açúcar não causa obesidade. O exagero é a causa, dizem especialistas

O açúcar é fonte de energia e sempre esteve presente na alimentação dos brasileiros. Apontar o consumo de sacarose como o vilão da balança é um erro, alertam especialistas. A reeducação alimentar é o grande segredo de uma vida saudável e longeva. Ela prevê o consumo de todos os alimentos, mas sem exageros e de forma equilibrada.

O açúcar é um alimento funcional. É, ao mesmo tempo, como fonte de energia e calmante natural. Ele ajuda na produção de serotonina, um dos quatro hormônios diretamente ligados ao bem estar. A falta de serotonina provoca um desajuste emocional que provoca o sentimento de solidão, de acordo com estudos psiconeurais.

A restrição de alimentos pode provocar um desajuste no organismo de difícil readaptação. A alimentação nunca deve ser imposta como uma punição que gere sacrifícios. Ela deve fazer parte de um plano de vida, que contemple hábitos e costumes, respeito a cultura, bom senso e exercícios físicos. É este ecossistema que vai garantir ao indivíduo uma vida feliz, sem excessos e sem restrições.

O açúcar é um importante ingrediente da culinária brasileira. No século XVII, ele adentrou nas cozinhas e nunca mais saiu. É de um sabor muito agradável, e faz parte da preparação de pratos bastante apreciados.

No entanto, o consumo exagerado pode provocar aumento do peso. Os nutricionistas alertam para que a população mantenha o nível de consumo adequado do ingrediente, de acordo com necessidades individuais, com a queima calórica.

Tabela dos alimentos campeões de açúcar:

Achocolatado em pó: 3 colheres (sopa) de achocolatado em pó equivalem a 2 colheres (sopa) de açúcar.

Bala de caramelo: 2 balas de caramelo são o mesmo do que 2 colheres (sopa) de açúcar.

Chocolate ao leite: 1 barra de chocolate ao leite carrega 3,5 colheres (sopa) de açúcar.

Barra de cereal: 1 barra de cereal equivale a 1/2 colher (sopa) de açúcar.

Frutas cristalizadas: Um punhado dessas frutas (50g) tem o mesmo do que 2,5 colheres (sopa) de açúcar.

Suco industrializado: 1 copo de suco industrializado carrega 1,5 colher (sopa) de açúcar.

 

De acordo com estimativas, cerca de 25 por cento das crianças e adolescentes nos Estados Unidos estão acima do peso ou obesos. No Brasil, a taxa gira em torno de 7%, dado não-alarmante, mas preocupante porque o número vem crescendo desde a década de 70.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

One thought on “Açúcar não causa obesidade. O exagero é a causa, dizem especialistas

  • 10/04/2017 em 16:44
    Permalink

    “… Dizem os especialista…”não basta, tem que mencionar os nomes dos especialista para que a reportagem mereça credibilidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *