Osmar Terra amplia cuidados com crianças carentes
Sob o comando do médico e deputado federal licenciado Osmar Terra, o Ministério do Desenvolvimento Social ampliou os cuidados com crianças de zero a três anos já cadastradas no Bolsa Família.
Agora, além do dinheiro para alimentação, as crianças são acompanhadas por agentes que têm como função acompanhar seu crescimento físico e mental para identificar e desenvolver capacidades cognitivas.
O programa Criança Feliz foi lançado em outubro passado com a meta de atingir cerca de 4 milhões de crianças até o fim de 2018. Neste ano, serão investidos R$ 700 milhões no programa que foi criada sem novas contratações.
“Há milhões de crianças brasileiras que, neste momento, estão precisando de atendimento e de acompanhamento, e o nosso desafio é colocar em prática, o mais rápido possível, o programa nacional”, disse Osmar Terra à Agência Brasil.
Não foi aleatória a escolha de crianças de zero a três anos a serem atendidas pelo Criança Feliz. Especialistas defendem que esse período os três primeiros anos de vida é a base da formação do capital humano.
Neurocientistas afirmam que estudos recentes têm mostrado a primeira infância como o momento mais ativo do desenvolvimento cerebral do ser humano. Nessa fase da vida, também é fundamental não haver maus tratos nem negligencia.
“Se as pessoas responsáveis por cuidar da criança não a estimulam desde o início, deixando que passe o dia inteiro na frente de uma tela de TV ou celular, ela provavelmente terá desvantagens quando entrar na escola”, disse à revista Exame Jack Shonkoff, diretor do centro de desenvolvimento infantil da Universidade de Harvard.
Pingback: Osmar Terra defende investimentos em cisternas no Nordeste - Brasil News