Falências em Alta em 2023!
Dados recentemente divulgados pelo renomado Serasa Experian revelam um aumento vertiginoso nos pedidos de falência e recuperação judicial durante o início do mandato do governo Lula 3 em 2023.
Comparando os números registrados entre janeiro e março deste ano com o mesmo período do ano anterior, os pedidos de falência aumentaram em impressionantes 44%, totalizando 255, enquanto os pedidos de recuperação judicial cresceram em 33%, chegando a 289. Esses dados alarmantes têm chamado a atenção do empresário Hélio Beltrão, que classificou a situação como “preocupante”.
O economista da Serasa, Luiz Rabi, destacou que a atual situação era “inevitável”, devido ao “agravamento da inadimplência das empresas”.
Segundo sua análise aprofundada, a “insolvência” das empresas, ou seja, sua incapacidade de pagar dívidas, continuará a crescer no futuro.
Os números do indicador de Falências e Recuperação Judicial do Serasa em março revelam uma interrupção de cinco anos consecutivos de queda nos pedidos de falência e três anos nos pedidos de recuperação judicial.
Para calcular esse indicador, o Serasa realiza um levantamento mensal em todo o Brasil, obtendo dados de fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos Estados.
Esses dados preocupantes refletem a complexa realidade econômica atual, exigindo uma análise minuciosa e ação cuidadosa por parte das empresas e do governo. É crucial que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios financeiros e buscar estratégias de recuperação e sustentabilidade.