Principais noticias dos jornais nacionais de Segunda-feira 1 de Maio de 2017
Manchete do jornal O Globo: Obras feitas por esquema de propina somam R$ 120 bilhões
Manchete do jornal Folha de S.Paulo: 71% no país são contra reforma da Previdência
Manchete do jornal O Estado de S.Paulo: Maia descarta cassar deputados por crime anterior ao mandato
Maia descarta cassar deputados por crime anterior ao mandato é a manchete do Estadão
Um dos 39 deputados alvo de inquérito na Lava Jato, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que os parlamentares só devem responder a processos no Conselho de Ética na Casa se os crimes apontados nas investigações tiverem sido cometidos no atual mandato. De acordo com Maia, esta é a “jurisprudência” no colegiado, que ele deve seguir.
“O que está acontecendo na Câmara desde 2015 e desde antes é que, por exemplo, o Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara, cassado em setembro) apenas respondeu a processo no Conselho de Ética porque mentiu no mandato. Então, há uma jurisprudência na Câmara que você responde pelo ato daquele mandato. Isso está meio que colocado hoje. Pode mudar amanhã”, afirmou, em entrevista ao Estado.
71% dos brasileiros são contra reforma da Previdência é a manchete da Folha
Sete em cada dez brasileiros se dizem contrários à reforma da Previdência, mostra pesquisa realizada pelo Datafolha. A rejeição chega a 83% entre os funcionários públicos, que representam 6% da amostra e estão entre os grupos mais ameaçados pelas mudanças nas regras para aposentadorias e pensões.
Há maioria antirreforma entre todos os grupos sociodemográficos, e a taxa cresce entre mulheres (73%), brasileiros que ganham entre 2 e 5 salários mínimos (74%), jovens de 25 a 34 anos (76%) e os com ensino superior (76%).
Temer: ‘haja protesto, ou não, Brasil continuará trabalhando’ é o título de matéria no Globo
O presidente Michel Temer (PMDB) disse ontem que “haja ou não protestos, o Brasil continuará trabalhando”. Ele fez um pronunciamento em São Paulo, durante inauguração da Japan House, complexo cultural localizado no bairro Bela Vista, Zona Sul da cidade. Num breve discurso para uma plateia que incluía o vice-primeiro-ministro, ministro das Finanças e presidente da liga parlamentar Brasil-Japão, Taro Aso, Temer disse que a reforma trabalhista que está tramitando no Congresso é fundamental, apesar de gerar no país “objeções num primeiro momento”, mas que “são típicas da democracia plena que vemos no nosso país”.
— O brasileiro é otimista. Haja protestos, ou não, o Brasil continuará trabalhando — afirmou ele, para continuar: — Lanço essa mensagem especialmente para o investidor brasileiro e japonês, para dar tranquilidade e segurança de que estamos desobstruindo os caminhos da economia para alcançar a tranquilidade e eliminar o desemprego.
Para visualizar todas a noticias dos jornais nacionais, visite a pagina do site Equilibre Analises