EUA e Japão assinam acordo comercial
Depois de cinco anos de negociações, os Estados Unidos e o Japão assinaram, nesta segunda-feira (5), a Parceria Transpacífico com outras dez nações. O acordo de livre comércio une 40% da economia mundial e deve se transformar no maior acordo regional na história.
O pacto promovido pelo presidente Barack Obama superou conflitos de última hora entre os EUA e a Austrália por novos regulamentos da indústria farmacêutica. A proposta é a redução das tarifas comerciais e o estabelecimento de normas comuns entre as 12 economias envolvidas, liderados pelos EUA e o Japão.
Entenda o pacto
O pacto abrange a criação de padrões comerciais, de investimento, o intercâmbio de informações e propriedade intelectual. Além dos EUA, Japão e Austrália, os outros países envolvidos são Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã.
O acordo foi amplamente apoiado por Obama no início de seu primeiro mandato em parceria com outros quatro países. Com o pacto, os Estados Unidos conseguiram um novo quadro que serve como um contrapeso para a economia da China na região.