Dilma se reúne com Bachelet no Chile para enfrentar crise

A presidente Dilma Rousseff aposta na cooperação política e econômica com o Chile como o melhor caminho para resolver a atual crise que afeta os países emergentes. A petista esteve reunida, em Santiago, com a presidente do país, Michelle Bachelet.

“Neste momento de queda dos preços das commoditties, de desaceleração das economias emergentes e de crise profunda, nós temos que cooperar”, salientou Dilma em uma declaração pública após um encontro com sua colega chilena.

“A cooperação nos conduzirá a um maior desenvolvimento econômico e nos permitirá criar mais emprego”, disse inda a presidente durante um pronunciamento à imprensa de ambas chefes de Estado.

Segundo Bachelet, “Chile e Brasil não só compartilham uma longa história de amizade, também contamos com um diálogo político muito fluído para projetar nossas relações bilaterais”.

A presidente chilena destacou que ambos países têm  os mesmos valores, “a paz, a democracia e os direitos humanos”, assim como seus governos defendem “políticas públicas que respondem às reivindicações dos povos, combatem a desigualdade e promovem o desenvolvimento sustentável”.

Dilma, por sua vez, elogiou a iniciativa de Bachelet de “construir a aproximação entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico, que é estratégica para a América do Sul”.

Vale ressaltar que, hoje, o Brasil é o principal parceiro comercial do Chile na América Latina, enquanto o país austral é o segundo maior parceiro comercial brasileiro na América do Sul.

“Mas vão estar ainda mais (próximos) graças aos efeitos positivos do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos”, acrescentou a presidente chilena, referindo-se ao termo assinado em novembro de 2015.

Ainda neste ano, Brasil e Chile devem negociar um convênio de compras públicas e outro em matéria de serviços financeiros, e concordam na importância de iniciar os corredores bioceânicos que unificarão o Atlântico com o Pacífico.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *