Coreia do Norte faz teste fracassado com míssil
A Coreia do Norte tentou, nesta terça-feira (31), lançar um míssil balístico de médio alcance, porém o teste falhou, segundo o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.
“A Coreia do Norte tentou lançar um míssil não identificado da região próxima a Wonsan (no sudeste do país) por volta de 5h20 (horário local, 17h20 de segunda-feira), mas tudo indica que não teve êxito”, explicou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano.
O Exército sul-coreano está pesquisando o lançamento do artefato que, segundo o porta-voz, pode ser um míssil Musudan de médio alcance, razão pela qual as Forças Armadas da Coreia do Sul se encontram em estado de alerta.
A fonte disse que o artefato explodiu na plataforma de lançamento móvel, antes mesmo de chegar a decolar. A explosão pode ter provocado feridos entre os responsáveis pela operação.
“Neste momento, estamos analisando o lançamento e, ao mesmo tempo, estamos reforçando nossas posições de defesa”, salientou um porta-voz de Ministério da Defesa sul-coreano.
As Forças Armadas da Coreia do Sul estão preocupadas com o que chamam de “provocações adicionais” por parte do país vizinho, já que o líder Kim Jong-un ordenou em março a realização de testes de mísseis de forma contínua, destacou um porta-voz do Estado-Maior Conjunto em Seul.
Quarto míssil
Se confirmado que trata-se de um Musudan, esta seria a quarta vez que a Coreia do Norte falha na hora de disparar um desses mísseis. Em abril, houve três lançamentos frustrados, que foram detectados pelas Forças Armadas da Coreia do Sul.