Brasil e Chile fecham negociação para acordo de livre comércio

Brasil e Chile encerraram, no último fim de semana, as conversas de negociações para fechar o acordo de livre comércio entre os dois países. O documento deve ser assinado até, no máximo, dezembro deste ano. Entre outros detalhes, o acordo deve incluir 17 áreas de eletrônicos a comércio de serviços, sem abordar as questões de natureza tarifária.

Os dois países se comprometeram a eliminar a cobrança de roaming (serviço que permite ligações em regiões fora de cobertura da operadora) internacional para dados e telefonia móvel para ligações entre si.

Essa, vale lembrar, é a primeira vez que o Brasil assume, em acordo bilateral, pacto envolvendo comércio eletrônico, práticas regulatórias, transparência em anticorrupção, cadeias regionais e globais de valor, gênero, meio ambiente e assuntos trabalhistas.

O objetivo do acordo é facilitar o comércio, a partir de questões sobre propriedade intelectual, por exemplo, envolvendo micro, pequenas e médias empresas.

A expectativa é que a partir daí seja feito ainda o Acordo de Complementação Econômica entre o Mercosul e o Chile, que estabeleceu a remoção das tarifas de importação ao comércio bilateral.

Negociações

Ao todo, foram quatro rodadas de negociações, encerradas no último dia 19. O processo negociador foi iniciado, durante visita do presidente Sebastián Piñera a Brasília, em abril deste ano.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *