Principais noticias dos jornais nacionais de Sabado 18 de Março de 2017
Manchete do jornal O Globo: Escândalo da carne deve afetar exportações do país
Manchete do jornal Folha de S.Paulo: Operação da PF prende fiscais e atinge as gigantes da carne
Manchete do jornal O Estado de S.Paulo: Frigoríficos pagavam propina para burlar fiscalização, diz PF
Capa da revista Veja: Duro de engolir
Capa da revista Época: … E a política nunca mais será a mesma
Capa da revista Istoé: Depois da lista de Janot
A LISTA DO JANOT ASSUSTOU é o título de matéria na Época ilustrada com foto de Temer, Eunício e Maia
A foto da página anterior, feita na tarde de quarta-feira, no gabinete do presidente, Michel Temer, no Palácio do Planalto, sugere um encontro calmo, cordial, institucional. Temer está com o presidente do Senado, Eunício Oliveira, do PMDB, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do DEM, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A imagem, entretanto, mascara o clima de urgência, desespero e medo que torna insuportável o ambiente em Brasília. Investigados pela Operação Lava Jato e citados na delação premiada dos 78 executivos da Odebrecht, Eunício e Maia estavam ali para debater com Temer – citado pela Odebrecht, mas não investigado – uma solução para que todos os colegas na mesma situação consigam sobreviver à aproximação da lei de seus calcanhares. O ministro Gilmar, que pode ter de julgar os colegas de reunião, estava ali como uma espécie de consultor do Judiciário a um Legislativo que só pensa em sobreviver.
PROPOSTAS INDECENTES é o título de matéria na Veja
ENQUANTO os novos pedidos de abertura de inquérito contra políticos chegavam ao Supremo Tribunal Federal (STF), no fim da tarde de terça-feira o Senado aprovava uma nova rodada do programa de repatriação de recursos no exterior. Foi uma votação simbólica. Diante da ampla maioria favorável à medida, os senadores nem sequer registraram seus votos no painel eletrônico. Foi também uma decisão carregada de simbo-lismo. Ela consolidou o entendimento suprapartidário de que a Casa está preparada para aprovar a anistia ao caixa dois. A alegação dos congressistas é a seguinte: ao permitir que se traga ao Brasil dinheiro mantido ilegalmente no exterior mediante o pagamento de multas e impostos, a repatriação também é uma forma de anistia, só que mais generosa, por envolver quantias capazes de ruborizar até o notório departamento da
propina da Odebrecht. Se ela foi aprovada, sua correspondente na área eleitoral também deve ser. No ano passado, o governo arrecadou cerca de 50 bilhões de reais com a repatriação. A quantia é cinco vezes maior do que a desembolsada pela Odebrecht, entre 2006 e 2014, no Brasil e no exterior, a título de caixa dois e propina.
Segundo delegado, propinas abasteciam o PMDB e o PP é o título de matéria no Globo
Valores e nomes de políticos ligados ao esquema não foram revelados
Parte do dinheiro de propinas arrecadado pelo esquema de corrupção envolvendo fiscais e frigoríficos, desvendado pela Operação Carne Fraca, abastecia o PMDB e o PP, disse o delegado federal Maurício Moscardi Grillo durante coletiva de imprensa em Curitiba. Ele não revelou, no entanto, valores ou os nomes dos políticos supostamente beneficiados pelo esquema.
— Dentro da investigação, ficava bem claro que uma parte do dinheiro da propina era revertida para partido político. Caracteristicamente, já foi falado, ao longo da investigação, de dois partidos: o PP e o PMDB
Brechas diminuem chances de punir caixa 2 em delações, diz a Folha
Políticos acusados da prática de caixa dois clássico, ou seja, de ocultar da Justiça Eleitoral a real movimentação financeira de suas campanhas, têm se beneficiado de brechas na legislação para escaparem de punição criminal e eleitoral.
Quando não há indício de malversação de dinheiro público, os casos de caixa dois são enquadrados criminalmente em um artigo do Código Eleitoral, o 350, de falsidade ideológica, em que não há jurisprudência pacífica no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para condenação.
Para visualizar todas a noticias dos jornais nacionais, visite a pagina do site Equilibre Analises
É Novamente o PMDB Envolvido em Mais UM Escândalo de CORRUPÇÃO Nojento que afeta a SAÚDE DE TODO o PAIS.
Ainda achando que o PAIS PERTENCE A ELES e que o POVO NÃO VALE NADA, APENAS UM VOTO